quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pergunta - Shangai


Aconteceu em SHANGHAI

Faltando 44 segundos para o termino da partida, o técnico da Croácia solicitou um time-out. Antes de completar os quinze segundos finais, quando as equipes estavam disputando posições, um jogador de Montenegro deu uma cotovelada no adversário. Os árbitros em duvida (AMBOS NEUTOS) do que deveria ser feito se reuniram e tomaram a seguinte decisão: Excluíram o jogador agressor e o jogo teve inicio com as equipes completas e sem a cobrança do tiro de pênalti.  A decisão causou polemica. Agiram os árbitros de forma correta pelo regulamento? 

A - Sim 
B - Não

Roberto Cabral
Arbitro Internacional FINA

4 comentários:

João Brandão disse...

Não entendi bem. A agressão ocorreu durante o time-out? De qq forma, se foi no jogo ou se foi no time-out, a resposta é B. O agressor deveria ter sido expulso definitivo sem direito e um pênalti assinalado para a Croácia, pois segundo a regra, essa é a punição para quem cometer um ato de brutalidade durante a partida, incluindo intervalos e time-outs.
Abs.

Anônimo disse...

foi no jogo já rolando... faltava 15 seg pra troca da posse...

pensa bem Clodoaldo... e depois explique o porque tb...

Jorge.

Anônimo disse...

Clodoaldo,
Reconheço que não ficou bem explicado: "faltando quinze segundos para o termino do time-out"
Abs
Roberto Cabral

João Brandão disse...

Bom, vamos por partes. Se entendi bem, o jogador montenegrino foi expulso DURANTE o time-out por ter dado uma COTOVELADA no adversário. Como tava fácil demais, resolvi rever a situação e lembrei q o Roberto me deu o livro atualizado (2009~2013) das regras, aonde justamente as regras WP21.10 e 21.11 sofreram mudanças. Pelo livro antigo, se o ato fosse interpretado como má-conduta, o jogador seria expulso definitivo e sua equipe ficaria com 1 a menos até recuperar a bola. Se fosse ato de brutalidade, expulsão definitiva por 4 min, mais pênalti. Só q pelo novo livro as coisas mudaram, no caso de má-conduta, expulsão definitiva mas entrada imediata do substituto, no caso de ato de brutalidade, expulsão definitiva de 4 min mas sem pênalti (em ambos os casos, com a situação ocorrendo em intervalos, time-outs etc.). Bem, continuo com a minha resposta: B, os árbitros erraram. Cotovelada, pelo menos pra mim, é ato de brutalidade e ñ má-conduta. Mas vai saber, vai ver q pra europeu cotovelada é só má-conduta, brutalidade só com porrete.
Abs.