terça-feira, 24 de maio de 2011

Pergunta feita no "Tire sua dúvida"

Um jogador que apresentar uma lesão com sangue escorrendo pode continuar jogando ou tem que se retirar da agua e substitui-lo, ou esperar o cessar do sangue, pois foi obvio que foi atingindo pelo jogador adversário?

Resposta:
Pela regra WP 25-2 da FINA, se o árbitro observar sangramento externo no atleta este tem  que ser retirado imediatamente da agua. Se a pergunta teve como objetivo analizar o ocorrido no jogo  CRF X SESI pelo sub-19, em nenhum momento foi visível o sangramento externo, e o mesmo só foi percebido por um jogador adversário que viu o atleta cuspindo sangue. Quando fui informado, fiquei observando o atleta em questão e o sangramento por ser no interior da boca não era visível ,tanto que o próprio jogador não se sentiu em nenhum momento impedido de continuar o jogo,tendo o mesmo aplicado um pouco de gelo no intervalo. O que é interessante neste episódio é que mais uma vez tenho a certeza de que os jogadores brasileiros não entenderam a diferença entre jogar duro e jogar com agressividade. Em breve vou escrever mais sobre o assunto.

Roberto Cabral
Árbitro FINA

Um comentário:

Anônimo disse...

Como um dos arbitros desta partida ,realmente foi algo supervisial e so observado mesmo pelo jogar da equipe adversaria ,e lendo em outro blog foi falado que o atleta usa aparelho e provavelmente o mesmo causou um corte superficial no labio inferior do atleta ,nao tendo a nescessidade de se paralizar a partida para tal .
Joao Rene