quinta-feira, 5 de maio de 2011

FAZENDO PARTE DE UMA AÇÃO

Um dos motivos de reclamação por parte de técnicos, jogadores e torcedores , se deve ao fato da não compreensão da interpretação usada pelos árbitros ao dirigirem uma partida. Talvez o termo dirigir ao invés de apitar se torne estranho, mas se encaixa perfeitamente na forma de como o árbitro deva trabalhar.
Já comentei algumas vezes que o árbitro deve ter o mesmo posicionamento de um diretor de cinema, que ao gravar uma cena, começa usando uma lente bem aberta, fazendo primeiro uma tomada geral da cena para depois então focar mais no que interessa, talvez um beijo ,um soco ou seja lá o que for.
Da mesma maneira o árbitro ao observar se uma jogada seja de exclusão (não estou me referindo a brutalidade), faltas simples ou contra falta está fazendo parte efetiva de uma ação de ataque em construção.
Um bom exemplo é a situação na qual marcador de centro e centro estão disputando uma posição sem que nenhum deles estejam de fato preocupado na jogada em construção,ficando eles até mesmo sem olhar a bola por algum tempo. Interferir no jogo nesta ocasião  poderá o árbitro estar criando alguma situação de vantagem para uma das equipes sem que de fato a equipe ou o jogador no caso tenha produzido o suficiente para este ganho.Outra situação semelhante é quando os jogadores se encontram na periferia do campo e se movimentam no intuito de provocar uma exclusão do adversário, mas não atentam se o próprio time esteja usando ele para uma jogada a ser construída.
São detalhes não tão fáceis de serem analisados pelos árbitros, mas que provavelmente se aplicados de maneira correta ficarão mais entendidos pelos envolvidos.

Roberto Cabral
Árbitro Internacional FINA

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa esta materia

abraços
Joao Rene

Anônimo disse...

amigos o Denis apitou a final do Mundial B na Arabia Saudiata ,nao seria legal colocar algo sobre isto
abraços
Joao RENE

João Brandão disse...

Muito boa a comparação com a atividade de dirigir um filme ou um espetáculo. Acho q cabe muito bem.
Abs.