segunda-feira, 31 de outubro de 2011

sábado, 29 de outubro de 2011

Bastidores de Guadalajara 2

O árbitro Brasileiro José Werner, após se retirado da partida entre CUB X CAN, 15 minutos antes do seu início, sob alegação do Comitê de que seria melhor preservá-lo pela possível influência deste resultado pelo Brasil atendendo assim ao pedido feito pelo Canadá, fato este que ocasionou protesto e mal estar dentre os árbitros presentes, e dirigentes da CBDA, após aos devidos pedidos de desculpas e repreensão ao Comitê, foi escalado para dirigir o jogo final (medalha de ouro) entre EUA X CAN.
Nos ultimos 5 anos somente árbitros neutros tem apitado finais. 
Parabéns ao Werner e aos árbitros Brasileiros que por anos representam o Brasil em competições internacionais, mostrando assim a qualidade de nossa arbitragem.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Notícias de bastidores do Pan Americano de Guadalajara, México.



Noticias dos bastidores de Guadalajara já indicam o árbitro Roberto Cabral como novo membro do Comitê Técnico da UANA e o mesmo eleito para Presidente deste comitê pela temporada 2012 a 2016.
O blog dejesa boa sorte nesta sua nova empreitada.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pergunta


Houve uma situação ontem pela manhã, no jogo MEX X CAN, e os árbitros erraram feio. A situação é:

Após marcar um gol, e antes do reinício, um jogador do time azul recebe um soco de um jogador da equipe branca. Imediatamente, um dos árbitros pede a bola, exclui definitivo por 4 minutos o jogador da equipe branca e marca um tiro de pênalti a favor da equipe azul, que marca mais um gol. O árbitro:
 
a) agiu corretamente, é isso que está previsto na regra;

b) deveria excluir o jogador com substituição;

c) agiu corretamente, mas não deveria ter assinalado o tiro de pênalti, somente a exclusão por 4 minutos;

d) NRA

José Werner
Arbitro FINA

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tira dúvida

Cabral,

Sou atleta de Pernambuco e não sei se lembrarás de mim. Enfim, trago-lhe algumas dúvidas em relação a interpretação da regra. Não consegui resolvê-las sozinho, nem com ajuda de mais próximos. Então, espero que você possa me ajudar:

- Qual a diferença interpretativa, entre um jogador que é expulso COM direito e outro que é expulso SEM direito (4 min fora)?
Ex.: Houve um caso aqui em Pernambuco, onde um jogador não gostou do drible do outro e deu um soco em sua cabeça com a jogada já parada e este já expulso. O que faríamos?

- Em relação a linha de 2m: Se eu ENTRO COM A BOLA na linha dos 2m, posso tocar pra QUALQUER jogador do meu time? Ou este, ainda que eu esteja dentro dos 2m, deverá estar ATRÁS da minha linha de passe?

Muito obrigado, 
Abraço, Cainã Ramos.

Resposta:

Cainã,
Desculpe por não ter respondido logo, estava em um campeonato em SP.Vamos lá:
A regra atual diferencia em tres formas este tipo de jogada. A primeira com punição de expulsão com direito a substituição após 20 segundos ou conforme a regra determina, se refere  a jogar de forma agressiva,ou seja, chegar no adversário com uma intensidade maior do que a nescessária,jogar de forma agressiva. A segunda e terceira terão a mesma punição ,ou seja definitivo com substituição apos 4 minutos e penalti. Esta se aplica ao jogador que atua com violencia e brutalidade. A forma mais comun de jogar com violencia seria jogar a cabeça para trás ou usar cotovelos,braços e pernas (pranchada),para se desvencilhar do adversário.A jogada com brutalidade  seria atingir ou tentar atingir o adversário propositalmente de forma desleal.
Quanto aos dois metros ,o jogador estando dentro dos dois metros com a bola,só pode efetuar um passe para o colega estando este na mesma linha dele ou atrás.
Espero que eu tenha podido esclarecer, de qualquer forma se precisar escreva ou ligue!
Abs. 
Roberto Cabral
Coordenador de Arbitragem CBDA e Arbitro FINA

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Árbitros do Brasil no Pan de Guadalajara 2011

O blog deseja a José Werner e Andre Dester boa sorte no Pan Americano de Guadalajara 2011.

sábado, 8 de outubro de 2011

Árbitros internacionais Doriel Terpenka (CANADA) e Dragan Stampalija (CROACIA) estarão na IV Liga Nacional de Polo Aquatico



O coordenador de arbitragem da IV Liga Nacional de Polo Aquatico, Roberto Cabral antecipou ao Blog que  fez contato através da CBDA com os árbitros internacionais Doriel Terpenka (CANADA) e Dragan Stampalija (CROACIA) para atuarem nas semi-finais e finais juntamente com os arbitros nacionais.Para as etapas anteriores,conforme regulamento o Coordenador de Arbitragem indicará a Comissão de Arbitragem o nome dos árbitros que estarão disponiveis em cada etapa para que posteriormente seja divulgada a escalação oficial.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Convocação da Arbitragem - Treino da Seleção na Escola Naval

O Prof. Goran Sablic fará treinos da seleção Brasileira visando o Pan Americano em Guadalajara e esta convidando os arbitros interessados em apitar este treino. 
Ele será realizado do dia 4 a 8 de Outubro sempre as 19:00hs na Piscina da Escola Naval.